24 de maio de 2010

Amigos virtuais: Eu levo a sério, e você?

Eu sou uma pessoa bastante tímida. Daquelas que na escola tinha poucos amigos porque não tinha coragem de tentar fazer parte da "turma" por vergonha. É o tipo de coisa que vira e mexe acontece, os tímidos sofrem muito quando estão nessa altura da vida, e acabam sofrendo ainda mais depois, se não aprenderem a chegar nas pessoas. A vida acontece assim, não dá pra esperar que amizades caiam do céu. Mas existe uma ferramenta que torna isso mais fácil: A Internet.

Logicamente tudo isso é muito óbvio, você já leu esse tipo de texto muitas vezes, em vários sites especializados, blogs como esse, jornais, revistas, televisão... Definitivamente é um assunto batido. Mas sempre é válido quando um "novo tímido" chega nesse tipo de informação. Foi assim que eu diminuí drasticamente a timidez e fiz mais amigos: "Internetando".

E não pense que isso só faz com que você faça novos amigos virtuais, não, é mais que isso. Quando você adiciona uma pessoa que conhece pessoalmente no Twitter ou Orkut, acaba ficando mais próximo dela, mesmo que as coisas não sejam assim pessoalmente. Aconteceu comigo: Há anos atrás, quando ainda tinha orkut, fiquei mais próximo de alguns colegas de colégio por lá e isso me ajudou bastante, inclusive no andamento escolar.

Mas não é exatamente disso que quero tratar nesse post. Na real, quero falar sobre o que é que faz do Twitter uma ferramenta tão importante para um tímido. Você já viu algum tímido ficar tranquilo ao falar para um grande número de pessoas, mesmo que seja numa apresentação escolar ou reunião de trabalho? Não, mesmo que se saiam bem, sempre rola uma insegurança. É aí que o Twitter entra: Você pode falar para milhões de pessoas sem que ninguém veja a sua insegurança. Aliás, já que não tem ninguém te vendo, a insegurança sequer existe.

É a forma mais fácil de se aproximar de milhares de pessoas, de todos os lugares, com culturas totalmente diferenciadas. Quando usado com "juízo", é inclusive uma forma de exercitar a inteligência. Claro, afinal de contas todo mundo quer escrever um tweet que seja inteligente o bastante para levar mais de 100 retweets, não é?

E os amigos? Ah, essa é a melhor parte. Eu fiz MUITOS amigos no Twitter. Conheci tanta gente que costumo "conviver" mais com eles do que com os amigos que conheço pessoalmente. Claro, é muito mais fácil você passar alguns minutos diários no computador batendo um papo com um amigo do que encontrar alguém todos os dias.

Mas é aquela velha história: A Internet aproxima quem está longe, mas distancia quem está perto. É nessa hora que vem o juízo, quem conseguir utilizá-la com sabedoria, não ultrapassando os limites aceitáveis para tal, só traz coisas boas. Sinceramente, não sei como seriam as minhas noites sem as twittadas com a galera.

É difícil separar as coisas, conseguir fazer a balança ficar na medida certa entre os amigos virtuais, a família e os amigos próximos. Mas uma dica é válida: Leve as suas amizades virtuais assim como você leva as outras, afinal de contas pode ter uma pessoa muito especial do outro lado da rede.

E não vou citar os casos onde pessoas conhecem outras mal intencionadas e blá blá blá, não é disso que quero tratar aqui. Quero falar de coisas boas, essa é a intenção desse post. Celebrar aqueles amigos virtuais que, às vezes, estão mais próximos que os outros.

É isso que faz o Twitter ser tão bom: Aproxima pessoas e te deixa expressar aquilo que na vida real nem sempre conseguimos.

Obrigado por você existir, Twitter! Que você se livre da baleia e fique no ar por muitos e muitos anos...

Artigos Relacionados

5 comentários:

missrj disse...

eu nunca fui tímida, pelo contrário. apesar disso sempre achei a internet mais prática. é mto mais fácil pra marcar reuniões, bater papo e ter informação, definitivamente é uma ferramenta indispensável.

fiz vários amigos tbm, inclusive uma amiga que já conheci pessoalmente.

segunda-feira, maio 24, 2010 11:43:00 AM
Rabybe disse...

Eu sou tímido no começo da amizade, consigo fazer amizades bem rápido, mas tenho a péssima mania de me apegar demais as pessoas, isso MUITAS vezes acaba me prejudicando!!

Sim o twitter é uma excelente rede social, bom não te conheci lá, mas vc é a pessoa que mais dou reply.. Fiz grandes amigos na internet, e posso dizer que vc é uma das pessoas que gostaria de conhecer!! hahaha

segunda-feira, maio 24, 2010 12:21:00 PM
Guilhermina disse...

Também acho que a Internet de um modo geral, é uma excelente ferramenta para se conhecer pessoas, mesmo que virtualmente. O twitter te dá a oportunidade de "falar" não só com desconhecidos, mas o que todo mundo está de olho, nos famosos. Já o MSN ainda é para mim, a melhor ferramenta para conversar. Acho super válido, pelos aspectos que vc falou, de timidez, ou dificuldades de fazer amizade. É muito mais fácil falar olhando apenas para a tela. Já fiz amigos sim, acho válido, e levo as amizades a sério. Mas, tudo tem que ter um limite, vc não pode simplesmente viver falando só virtualmente, tem que ter aí, uma boa dose de bom senso!

segunda-feira, maio 24, 2010 2:21:00 PM
Maria Terezinha(TE) disse...

Depois que me aposentei, tenho conversado mais com gente pela internet. Como não gosto de sair de casa, não vejo ninguém. Nós nos conhecemos no Cena Aberta e agora conversamos pelo twitter. Ainda bem que existe o twitter, pois não tem mais como conversar pelo Cena.

segunda-feira, maio 24, 2010 7:16:00 PM
Anônimo disse...

oi, quer ser meuu amigo ou amiga??

domingo, agosto 15, 2010 4:34:00 PM

Postar um comentário

Dê o seu pitaco!