19 de maio de 2010

Os erros (e acertos) da 6ª temporada de Grey's Anatomy



Eu comecei a assistir Grey's em fevereiro, quando a sexta temporada já passava da metade. Me empolguei e me apaixonei pela série a primeira vista, vi todas as temporadas em pouco tempo, hoje já estou em dia.

A série me ganhou por ter essa pegada de suspense sem deixar de lado a comédia e o drama. Teve cinco temporadas que, na minha opinião, foram perfeitas e não se perderam, tirando alguns poucos episódios fracos. Isso é normal, acontece com qualquer série.

Enquanto eu não chegava na sexta temporada, lia muitos comentários de pessoas dizendo que ela estava fraquíssima, sem pegada, sem sentido e perdendo aquele "jeito Grey's Anatomy de ser".

Cheguei lá e não é bem assim. Vamos por partes: Cada temporada tem o seu foco. Na primeira (2005) foram os primeiros meses de aprendizado dos internos no Seattle Grace Hospital, o romance complicado entre Derek e Meredith (que continuou durante as outras temporadas) e a apresentação mais detalhada dos personagens principais.

A segunda temporada (2005/2006), que na minha opinião continua sendo a melhor de todas, trouxe muitas histórias, teve ritmo em cada um dos 27 episódios. A que mais agradou e emocionou foi o amor entre Izzie e Denny, seu paciente. O final da temporada foi bombástico e muito inesperado. E um dos episódios mais tensos de todas as temporadas, conhecido como "o episódio da bomba", esteve na metade desta temporada.

A partir daí, eu já sabia: Grey's tinha se tornado "a série da minha vida", pelo menos no estilo suspense/drama. Passei da quinta temporada, que teve o segundo melhor final, só perde para a segunda. E aí cheguei no ponto: A sexta temporada me faria desistir?

(A partir de agora contém spoiler DOS EPISÓDIOS JÁ EXIBIDOS DA SEXTA TEMPORADA, se você ainda não chegou lá, não leia.)

Os erros dessa temporada foram muitos. Deixaram de lado a protagonista, Meredith, que não teve nenhum tipo de envolvimento com as tramas principais e tampouco teve qualquer atrativo. Retiraram Richard da chefia do hospital e colocaram Derek em seu lugar. Concordei com isso, mas fizeram com que o Dr. Shepherd perdesse totalmente o foco principal: As cirurgias neurológicas tensas, que faziam o telespectador ficar vidrado na tela para não perder nenhum detalhe.

E não pára por aí: Com a fusão entre o Seattle Grace e o Mercy West, a série foi "infestada" por muitos personagens, deixando muita gente confusa e até cansada com tantas mudanças. Isso tudo sem contar com a saída "repentina" de Izzie, depois que Katherine Heigl deixou a série. Repentina está entre aspas porque Katherine já tinha dado mostras de que não duraria muito na série.

Mas eu não acho que esses erros fizeram da sexta uma temporada ruim. Ela foi, sim, inferior as anteriores, mas existe um abismo enorme entre ser inferior e ser ruim. Ela teve pontos altos, como a paternidade de Mark, que mostrou ter um bom coração apesar de ser o "garanhão rei" da série. Sem contar o romance entre ele e Lexie. Ela que, aliás, teve mais destaque que a Meredith na temporada. Merecidamente, afinal de contas Lexie é apaixonante.

Também conhecemos um pouco mais da história de Alex, inclusive que ele tem dois irmãos, e a participação de um deles em um dos episódios. Quando Alex ficou com Izzie e se casou com ela quando ela estava doente, o público já pôde notar que ele é boa pessoa, sensível apesar da cara de durão e da grosseria que lhe é peculiar.

E agora o melhor: Para mim, Cristina Yang foi a verdadeira protagonista da série nessa temporada. Todo mundo já sabe que ela é dura, firme e coloca sempre (ou quase sempre) a carreira de cirurgiã acima de tudo. Mas nessa temporada vimos o lado mais humano de Yang. Não só em relação ao seu relacionamento tumultuado com Owen, mas em outras oportunidades Cristina emocionou. A cena mais linda foi quando ela deixou de entrar numa cirurgia cardíaca importante para cuidar da filha da paciente.

Deixando de lado os detalhes, dou uma nota seis para a sexta temporada. Poderia ter sido melhor, sim, mas não deixou de ser a "boa e velha" Grey's Anatomy que enche os nossos olhos a cada episódio. E vem aí um final de temporada que promete ser o mais bombástico até agora, dizem por aí que será o melhor episódio da série. Será? Vamos acompanhar.

Saudades da abertura que deixou de ser exibida? Reveja:

Artigos Relacionados

7 comentários:

Anônimo disse...

concordo em alguns pontos.. por exemplo sobre a segunda temporada, é realmente a mais legal. eu não esperava mesmo aquele fim, foi surpresa. acompanho desde a terceira temporada e acho q a quinta foi a mais fraca. ficou boa do meio pro fim, mas teve um começo bem dificil.

mas adoro Greys

quarta-feira, maio 19, 2010 2:38:00 PM
Gutt disse...

Bom... eu comecei a ler mas aí vi os spoilers [ainda não assisti à série, pretendo faze-lo em breve]

Dr. Tagarela de blog
nossas madrugadas estarão bem mais informativas ;D

quarta-feira, maio 19, 2010 2:42:00 PM
Intergalático disse...

Gostei dessa de madrugadas mais informativas, é realmente o meu horário favorito! Inclusive pra escrever, mais tranquilo e fácil de rolar inspiração...

quarta-feira, maio 19, 2010 4:55:00 PM
Mia19 disse...

Achei o texto inteligente, mas confesso que amei a temporada. Concordo sobre Meredith e Derek, fora isso gostei. Não gostava mais da Izzie depois da quinta temporada, achei a história com Denny chata, então não me fez falta.

Sinto falta da Addison.

quinta-feira, maio 20, 2010 1:26:00 AM
Intergalático disse...

Nossa, me esqueci totalmente de colocar a Addison =O

Mas ela tem a série dela, só dela, vai superar. rs

quinta-feira, maio 20, 2010 1:19:00 PM
MCM MCM disse...

Amei o post!

Terminei de ver a 6ª temporada esses dias e dentro em breve termino a 7ª! Logo logo a 8ª vem aí, rs!

Para mim, também, a 2ª temporada foi a melhor. Na verdade, a 1ª e a 3ª também são as minhas favoritas!
O problema da 4ª, é que saíram dois a atendentes, :(!

A melhor season finale na minha opinião era a da 2ª temporada, mas a da 6ª, OMG, foi muito emocionante!

quinta-feira, julho 07, 2011 6:38:00 PM
MCM MCM disse...

Observação: Normalmente, quando eu procuro imagens das temporadas depois da 3ª, aquelas imagens de grupo, SEMPRE aparece o BURKE, sempre! POR QUÊ? Eu queria uma com o Owen, '-'!

quinta-feira, julho 07, 2011 6:42:00 PM

Postar um comentário

Dê o seu pitaco!